top of page
Buscar

A linguagem do coração deprimido



Dada a proeminência dos fatores espirituais na depressão, uma questão muito importante é: O que o coração deprimido realmente está dizendo? A depressão é muito mais eloquente do que pensamos. Pode permanecer em silêncio às vezes. Nesse caso, amigos sábios continuam a oferecer tudo o que Deus tem para aqueles que sofrem. Mas o coração deprimido geralmente fala de uma ou mais lutas espirituais.


Considere a clássica descrição de Robert Burton em seu livro, A Anatomia da Melancolia:

"Eles estão em grande dor e horror da mente, distração da alma, cheio de medos contínuos, cuidados, tormentos, ansiedades, eles não podem beber, comer, nem dormir."

Nesta descrição, "não podem beber, comer, nem dormir" não se registra como uma queixa do coração. É certamente um problema difícil, mas não tem um elenco claramente moral ou espiritual para ele. Provavelmente, o que captura sua atenção da frase atemporal de Burton são medos e ansiedades.


A depressão diz: "Estou com medo." O medo coloca as pessoas no limite. Pessoas temerosas são hipervigilantes; a adrenalina está fluindo. Isso certamente não soa como depressão. Depressão é letargia, um cérebro confuso, sentindo-se para baixo em vez de ativo. Mas há maneiras pelas quais a depressão é uma expressão adequada do medo.


Primeiro, note a natureza imóvel e congelada da depressão. Depressão é o animal selvagem na frente dos faróis. Por medo intenso, você não faz nada. Qualquer escolha ou movimento pode agravar o perigo.


Segundo, o medo persistente tem um preço físico. É quase impossível para o corpo manter as demandas físicas do medo por muito tempo. A depressão pode representar o medo que ficou cansado.


Terceiro, a depressão é uma experiência complexa. Pode ser simultaneamente descrita como "agitada" e letárgica. Para muitas pessoas, a depressão diz "Estou aterrorizada".


A depressão diz: "Sou culpado", ou "estou envergonhado". Talvez o segundo significado mais frequente de depressão seja: "Sou culpado e devo sofrer pelos meus pecados." Ou, "sou culpado e nunca poderei pagar pelo que fiz." A culpa dá lugar à vergonha na cultura ocidental, na forma de estarmos mais preocupados com as pessoas vendo nossas fraquezas e falhas do que com Deus vendo nossos pecados.


Quando você olha para as pessoas deprimidas, elas realmente parecem pesadas, como se carregassem um fardo opressivo. O fardo pode ser de seu próprio pecado julgado pela própria lei, em vez da de Deus. Não ser aprovado por pessoas cujas opiniões foram exaltadas a proporções semelhantes a Deus, as faz viver como se tivessem que ser penitentes (por exemplo, assumindo a responsabilidade pelos pecados de outros). A resposta é clara: "no evangelho, de fé em fé" (Romanos 1.17). A dificuldade é que tendemos a insistir em adicionar nossas próprias obras à justiça de Deus que nos foi dada em Cristo.


A depressão diz: "Perdi alguma coisa." O vazio da depressão, muitas vezes fala sobre perda, como a perda de entes queridos por morte ou divórcio, perda de competências por doença, perda de um emprego valorizado (Salmo 42.4), ou perda de responsabilidades com o envelhecimento. A sensação de perda pode estar relacionada a qualquer objeto ou atividade: trabalho, saúde, dinheiro, esportes. O que une esse grupo de bens perdidos é que, antes de serem perdidos, eles provavelmente tinham crescido em proporções idólatras. A depressão, portanto, não é o mesmo que luto. Se a depressão está relacionada ao luto, a causa é o luto que não foi verificado pela Palavra de Deus.


A depressão diz: "Preciso de algo." A sensação de perda e vazio também se estende aos desejos psicológicos. A crença fundamental é que preciso de sustento psicológico dos outros: amor, significância, admiração, aprovação, e assim por diante. A consequência final dessa crença é um sentimento de vazio generalizado. Você quer ser preenchido, mas nunca é suficiente.


Que o amor e a comunidade são parte integrante da existência humana é indiscutível. Todos nós os queremos. O problema surge quando esse desejo se torna uma necessidade. Nesse ponto, a necessidade é um eufemismo para a luxúria, e a luxúria sempre quer mais. Nunca está satisfeita. Sempre parece vazia.


A depressão diz: "ESTOU COM RAIVA." Se sentirmos que precisamos de algo de outras pessoas para viver, então acreditamos que temos direito à coisa que precisamos. Se eu preciso de amor, eu tenho direito a ele, e você me deve amor. Em outras palavras, há duas maneiras de dizer "preciso". Uma grita de um sentimento de vazio, a outra exige e julga aqueles que não nos dão o que precisamos. Ambos têm a mesma raiz, e muitas vezes você os encontrará juntos.


A teoria da depressão é que ela pode resultar de qualquer problema espiritual que tenha sido dada a oportunidade de fermentar. A raiva pode ser um desses problemas espirituais. Quando a raiva e o julgamento arrogante em relação aos outros não são seguidos pelo arrependimento, gradualmente pode ser expresso através da depressão.


Como a depressão diz que estamos com raiva? Para algumas pessoas, a depressão é um substituto para a raiva. É preferível porque é mais socialmente aceitável. Enquanto a depressão não vai incomodar nossa consciência, a raiva pode. Raiva e ódio parecem muito errados, a depressão parece mais vitimizada. Se a raiva faz parte da depressão de uma pessoa, ela pode primeiro reclamar e resmungar. Infelizmente, mesmo para ouvidos treinados, reclamações e resmungos não são reconhecidos como parte do espectro da raiva. Mas todos eles têm a mesma raiz: expressam nosso julgamento de Deus e contra Deus (Êxodo 16.8). Quando reclamamos ou resmungamos, estamos dizendo que não estamos satisfeitos com o amor de Deus. O que Ele fez por nós hoje?


A depressão diz: "Tenho que evitar isso." (A depressão tem um propósito). Para alguns, a depressão é uma estratégia de evasão. Pode ser usada para evitar alguém do passado, dificuldades financeiras ou responsabilidades que carregam a possibilidade de fracasso. Você já teve que atender a algo muito difícil, e sua primeira reação foi fugir e ignorá-lo ou então ir dormir? Se assim for, você tem um vislumbre de um dos propósitos da depressão. A neblina mental nos ajuda a evitar pensar em um evento ou pessoa particularmente preocupante, e a fadiga física nos impede de situações difíceis.


A depressão diz: "Ai de mim." Alguns escritores notaram que a depressão fala a língua da autopiedade. Tim LaHaye chega ao ponto de sugerir que, a menos que pessoas deprimidas enfrentem a autopiedade, a mudança é impossível (1). Isso parece severo, mas faz sentido. A depressão restringe nossa visão ao ponto em que é difícil ver além de nós mesmos e nossos problemas. Como a maioria da dor, sem controle, naturalmente apóia o egocentrismo.

Autopiedade está focada em nós mesmos. Somos nós que somos mal compreendidos, sempre injustiçados e esquecidos. Nossa identidade vem de nossas dores e problemas. Nós nos vemos como mártires. A raiva é geralmente apenas camuflada por não conseguimos o que precisamos ou merecemos.


Não é fácil enfrentar a autopiedade, mas LaHaye está certo. Se tomarmos uma posição passiva, a pessoa deprimida terá assegurado uma existência isolada e miserável. Portanto, se conhecemos bem a pessoa deprimida, e a relação tem sido caracterizada por amor e amizade, este é um momento em que "Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos." (Provérbios 27.6).


Se as pessoas deprimidas vêem apenas sua própria miséria e perderam de vista o maior funcionamento do plano de Deus, a estratégia bíblica mais aparente é uma pergunta simples. É a pergunta de Deus a Jonas: "Você tem algum direito de estar com raiva?" Nesta situação, esperamos que Deus dê uma palestra, mas temos uma pergunta que nos encoraja a nos considerarmos com precisão, na perspectiva de Deus.


Uma segunda estratégia é semelhante a uma visita a uma unidade de oncologia pediátrica. Ou seja, quando percebemos o sofrimento dos outros como mais intenso do que o nosso, nossos olhos se afastam de nós mesmos. Como cristãos, isso significa que fixamos nossos olhos em Jesus, que era o sofredor consumado. Na verdade, como todos nós somos inimigos de Deus, culpados além de Cristo, Jesus é a única pessoa verdadeiramente vitimizada. Ele era o único cujo sofrimento não era merecido. "O que acontece com as criaturas pecaminosas de Deus, por mais trágicas que sejam, é menos monstruosa do que o que aconteceu com o filho de Deus."


A depressão diz: "Não tenho esperança." Um grito universal do coração deprimido é: "Não tenho esperança." A desesperança é quase um diagnóstico de depressão. E é aqui que esperaríamos que as Escrituras tivessem seus efeitos mais notáveis.


Nós nos alegramos com a glória de Deus. Não só assim, mas nos alegramos com nossos sofrimentos, porque sabemos que o sofrimento produz perseverança; perseverança, caráter; caráter, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações pelo Espírito Santo, a quem ele nos deu (Romanos 5.2-5).


O problema é que nos últimos trinta anos, a igreja se concentrou em como nossas vidas podem melhorar agora. Ainda estamos no final da era da autoajuda. Como resultado, o ensino bíblico claro sobre como crescer na esperança raramente é uma parte significativa de uma dieta cristã.


Somos um povo impaciente. Somos rápidos em procurar medicamentos para aliviar a depressão e outras dificuldades psicológicas. De certa forma, evitamos a esperança, porque a esperança implica que não podemos tê-la agora. Mas na sabedoria de Deus Ele determinou que a habilidade espiritual de esperar e ser paciente seriam bens valiosos para toda a eternidade. Aqueles que estão deprimidos podem ser relutantes em praticar a esperança, mas pelo menos sabem que têm pouquíssima habilidade neles mesmos. Portanto, eles podem ser capazes de imaginar que estes são grandes dons que trazem contentamento independentemente da situação ou experiência.


Esperar e ter paciência não exigem tanto quanto pensamos. A esperança está fundamentada no retorno de Cristo. Ela antecipa o casamento final quando veremos Jesus face a face e estaremos completamente libertos do pecado, amando verdadeiramente nosso Deus triúno com nossos corações inteiros. A esperança pode legitimamente antecipar o amanhã, bem como a eternidade, porque amanhã, tendo sido um pouco mais santificado pelo trabalho incessante do Espírito Santo, compartilharemos ainda mais a Sua Santidade. Saberemos mais da justiça celestial e da paz quando formos treinados por dificuldades do que quando permanecermos deprimidos e sem esperança, quando nossas dificuldades persistirem (Hebreus 12.10-12).


Como vamos fazer isso? "Pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem." (Hebreus 12.3). Quando tiramos os olhos de Jesus, a estrada é infinita. Sabemos que não teremos forças para a caminhada. Mas quando vemos que Jesus - o Conhecedor de Corações - percorreu este caminho diante de nós, então podemos estar confiantes de que o Espírito Santo está conosco e nos dará força para prosseguir em humilde fé e obediência.


E não foi só Jesus que seguiu o caminho da esperança, antecipando as glórias que estavam ao redor da curva. Como indica o Hebreus 11, o caminho é bem usado pelos santos do passado e do presente. Embora as pessoas deprimidas se sintam absolutamente sozinhas, elas fazem parte de uma enorme procissão para o céu.


Não há truques para dominar a espera e a esperança. É uma habilidade que se desenvolve com a prática e lembretes diários. Raramente é realizado isoladamente da igreja, da comunidade do céu. Em vez disso, uma vez que é tão fácil ficar cansado por causa dos cuidados do mundo, devemos ter um grupo de garçons comprometidos e esperançosos ao nosso redor para que pelo menos um deles possa nos manter focados em coisas invisíveis quando o resto de nós é atingido com a visão do túnel.


Como saberemos quando estamos crescendo na esperança? Como considerarmos o céu. Ele muda a maneira como vivemos na Terra. Não só o fruto da esperança será a alegria (Filipenses 4.4, 5), como também será uma maior urgência em "viver em paz com todos os homens" (Hebreus 12.14), e o desejo de colocar o machado em qualquer raiz amarga em nossas vidas (Hebreus 12.15).


A depressão pode dizer: "O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR!" (Jó 1.21). Muitas vezes encontraremos o pecado emaranhado ao ouvirmos atentamente a depressão, mas o pecado e outros problemas espirituais não são as únicas raízes da depressão. A depressão também pode revelar um coração de fé. Quando os testes vêm, temos duas escolhas: confiar no Deus que é amoroso e poderoso, ou confiar em nós mesmos, em nossas interpretações, em nossos direitos. Há certamente aqueles que experimentam a depressão e ainda mantêm uma confiança inabalável no Deus vivo. Há heróis desconhecidos da igreja que experimentam a "noite escura da alma", mas seguem fielmente a Cristo. Eles são como aqueles que estiveram em casamentos difíceis, onde a lealdade foi testada, mas permaneceram fiéis. Em vez de reclamar e resmungar, eles confiaram e seguiram Cristo em serviço aos outros com a força que Deus lhes dá. Estes, são exemplos que lideram o caminho para todos os cristãos que lutam contra a depressão. Ainda mais, são exemplos para todos nós.

 
  1. Tim LaHaye, How to Win Over Depression (Grand Rapids:Zondervan, 1996).

 

Publicado originalmente em “Counseling Those Who Are Depressed”, The Journal of Biblical Counseling, Number 2, Winter 2000 18 (2000): 23.



Edward T. Welch


Edward T. Welch é conselheiro e membro do corpo docente da Christian Counseling & Educational Foundation (Fundação de Educação & Aconselhamento Cristão – CCEF).

56 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page