top of page
Buscar

Compreendendo a depressão



Tentar entender a depressão não é uma tarefa fácil. A depressão não tem uma causa universal. Não pode ser reduzida à idolatria, biologia, reação à perdas ou preguiça. Embora existam semelhanças na experiência da depressão, as causas são variadas. Na verdade, as causas não são apenas variadas, mas às vezes envoltas em mistério.


No entanto, os enigmas não tornam as Escrituras menos competentes. Mesmo que não possamos decodificar a depressão, as Escrituras falam sobre ela longamente. Ela dá uma direção metodológica ao nosso ministério com cada pessoa deprimida, ensinando-nos como amar em palavras e ações, independentemente das possíveis causas. Além disso, fornece conteúdo significativo que orienta todas as pessoas deprimidas em direção a Cristo e, como resultado, à alegria. Como tal, podemos oferecer um ministério de mudança de vida a cada pessoa deprimida.


O mapa para entender a depressão pode ser dividido em três partes. Quando você encontra uma pessoa deprimida pela primeira vez, (1) tudo que você sabe é que ela está passando por uma grande dor e turbulência emocional. Você se aproxima dessa pessoa como faria com qualquer pessoa que está sofrendo. Mais tarde, conforme entende o sofrimento da pessoa, (2) você começa a ouvir sobre as circunstâncias na vida dela que estão conectadas à depressão. Mas conectar as circunstâncias e a depressão não completa nossa compreensão. Como em todo aconselhamento bíblico, (3) as circunstâncias revelam questões do coração. Normalmente, o coração está dizendo algo na depressão. A depressão tem um motivo. Um amigo ou conselheiro habilidoso e compassivo é capaz de extrair esses motivos.



 

Publicado originalmente em “Counseling Those Who Are Depressed”, The Journal of Biblical Counseling, Number 2, Winter 2000 18 (2000): 12.



Edward T. Welch


Edward T. Welch é conselheiro e membro do corpo docente da Christian Counseling & Educational Foundation (Fundação de Educação & Aconselhamento Cristão – CCEF).

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page