top of page
Buscar

Escapando da tendência para a depressão



"O SENHOR disse a Moisés:

— Por que você está clamando a mim? Diga aos filhos de Israel que marchem."

(Êxodo 14.15)


Todas as revelações de Deus estão seladas a nós até que nos sejam manifestadas pela obediência. Você obedece - imediatamente um flash de luz vem. Obedeça a Deus naquilo que Ele está mostrando a você neste momento, e a próxima janela se abrirá. Ao mais ínfimo fragmento de obediência, o céu se abre e as verdades mais profundas de Deus são suas imediatamente. Deus nunca revelará mais verdades sobre Si mesmo até que você obedeça ao que já sabe que deve obedecer.” - Oswald Chambers

A depressão pode ser tão forte a ponto de parecer ter sua própria atração gravitacional, daquela que lhe encontrou mais de uma vez no sofá assistindo a algum programa de televisão entorpecente.


A escolha de apenas me levantar e varrer o chão ou escrever uma mensagem de whatsapp para alguém, sempre me tirou das garras da depressão. Uma ação nascida da última centelha de pura obediência. O peso máximo de um Boeing 747 é de aproximadamente 410.000 quilogramas, mas o “impulso” por obedecer pode levá-lo acima das mesmas nuvens alcançadas pelo suntuoso avião.


Falando sobre o mal-estar da alma, Elisabeth Elliot disse certa vez: "Faça a próxima coisa." Ela continuou sendo franca: "Talvez você tenha que sair da cama, levantar da cadeira, caminhar, cantar uma música em voz alta, assar uma torta para alguém ou cortar a grama como uma oferta de louvor.” 


Lembro-me de conversar com uma mulher que, quando era pequena, perdeu o pai em um acidente repentino. Ela disse que o som mais reconfortante que já ouviu foi o da mãe lavando pratos. Ela estava fazendo a “próxima coisa”, a coisa prática que dissiparia a ideia deprimente de que “a vida sempre seria assim”.


Mas nem sempre você avançará. Às vezes, é necessário retroceder na descoberta de pecados secretos ou muito estimados. No 7º capítulo de Josué, lemos da derrota de Israel em Ai, eles caíram por causa do excesso de confiança, estavam cheios de orgulho. Josué caiu de cara no pó com perguntas e reclamações. Qual foi a resposta de Deus? Foi “Josué, vamos falar sobre isso ” ou “como você se sente”? Não, foi um "Levante-se!" Havia pecado no acampamento, o povo precisava ser tratado antes que houvesse libertação.


Portanto, "fazer a próxima coisa" pode significar acertar as contas com alguém que você injustiçou, fazer restituições de pagamentos pendentes, abandonar de uma vez por todas aquele site que alimenta um apetite monstruoso e lascivo - você terá sua própria lista. Eu certamente tenho a minha.


"Portanto, arrependam-se e se convertam, para que sejam cancelados os seus pecados, a fim de que, da presença do Senhor"

(Atos 3.19, 20)


As escolhas que fizermos por obedecer ou ceder às tentações, significarão tudo.

Aqui está uma lista de algumas outras coisas práticas que poderão lhe ajudar a escapar da tendência para a depressão:

  • Comece com sua vida devocional. Leia a Bíblia. A Palavra de Deus é o meio de graça pelo qual Ele comunica Sua paz e contentamento às profundezas da alma. E ore. Depois que Ana abriu seu coração a Deus, lemos: “E seu rosto não estava mais triste.” (1 Samuel 1.18).

  • Junte-se a uma igreja centrada no evangelho e envolva-se na comunhão. Para o crente, não crescimento, vida ou possibilidade de mudança fora do corpo de Cristo. Não espere que alguém o convide.

  • Faça exercícios. Certifique-se de começar com a aprovação de um médico.

  • Escreva um bilhete para um amigo ou alguém que pareça esquecido e sozinho. (Isaías 58.7, 8)

  • Ouça música que eleve a alma. (1Samuel 16.23).

  • Faça um orçamento. Em espírito de oração, economize para uma compra de cada vez, não ceda à tentação de gastar mais e mais.

  • Conclua projetos adiados. Simples, mas profundamente eficaz. A decisão de completar tarefas elementares como varrer a casa, passar a roupa, etc. podem ser o motriz para sua liberdade.

  • Plante flores, faça uma refeição diferente, assista a algumas séries, saia com a família ou amigos para tomar um sorvete... e rir. É um bom remédio.

Agora, limpe a pista e avance! 


 

Publicado originalmente em Christian Counseling.



Margaret Ashmore Margaret Ashmore é autora, palestrante e artista. Frequenta a Benchmark Bible Church em Denton, Texas, onde ensina a Bíblia e de sua igreja é enviada para ensinar em retiros e conferências para mulheres. Margaret sempre foi solteira, considerada por ela um presente para que pudesse ser livre para servir ao Senhor. Ela também é uma sobrevivente do câncer de mama. Website: https://www.margaretashmore.com/

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page