top of page
Buscar

Mudança de ideia sobre as causas da depressão



Foi publicada uma grande quantidade de pesquisas realmente interessantes para qualquer pessoa envolvida em medicina e aconselhamento cristão. Algumas delas pegam tudo o que se sabia sobre a causa e o tratamento da depressão e vira de cabeça para baixo (1). Outros artigos descrevem o papel do aconselhamento cristão na ajuda daqueles que lutam contra a tristeza e a depressão. Vamos começar com um novo pensamento sobre o papel da serotonina na depressão.


Nos últimos trinta anos, fomos informados de que a depressão é causada por um desequilíbrio químico que inclui um baixo nível de serotonina em nossos cérebros e que a medicação é a solução. Em um artigo publicado na revista Neuroscience & Biobehavioral Reviews (2), os autores desafiam ambas as ideias. No artigo, "Is Serotonin an Upper or a Downer?" os escritores fazem três observações interessantes.

  1. A serotonina não é necessariamente baixa na depressão; na verdade, pode estar elevado em muitas formas de depressão.

  2. A segunda observação é a de que os antidepressivos mais comumente prescritos (“os SSRIs”) (3) supostamente ajudam a depressão, aumentando os níveis de serotonina, mas há um atraso em sua eficácia. Normalmente, eles não ajudam em nada nas primeiras duas semanas de tratamento e fazem muitos pacientes se sentirem piores. Por que esse atraso no tratamento ocorre tem estimulado muitas pesquisas, mas até o momento, não há consenso sobre como explicá-lo. Pode estar relacionado ao tempo que leva para que as alterações geneticamente controladas nas células cerebrais ocorram em resposta aos antidepressivos. Ou pode estar relacionado aos efeitos múltiplos - e às vezes contra-ativos - que a serotonina tem nas células cerebrais. Independentemente de sua causa, o atraso indica fortemente que a causa da depressão não pode ser explicada adequadamente apenas pelos níveis de serotonina.

  3. Eles sugerem que a melhora que pode advir do uso de antidepressivos (por um período de várias semanas) pode não ser devido ao efeito direto dos medicamentos, mas sim à alocação de recursos energéticos do cérebro (que envolve a serotonina, bem como outros substâncias) (4).

Depois de trinta anos preso em um mundo de desequilíbrio químico improvável, é emocionante ver a ciência médica fazendo pesquisas que visam uma explicação melhor para as coisas que vemos clinicamente. Qualquer pessoa da área médica ou do aconselhamento de pessoas deprimidas está ciente do fenômeno do atraso de duas semanas para o efeito dos medicamentos. A maioria de nós já atendeu pacientes que lutam contra sintomas de ansiedade, náusea e outros efeitos colaterais dos antidepressivos SSRI. Esta pesquisa faz duas coisas por nós, na medicina e no aconselhamento.


Primeiro, afasta os cientistas da fixação na baixa serotonina como explicação para tudo de errado com aqueles que lutam contra a depressão. Agora, estamos livres para procurar em outro lugar. Nas palavras dos autores:

"Compreender a verdadeira relação entre a serotonina e os estados depressivos será importante para compreender a etiologia desses estados e desenvolver um tratamento eficaz” (5).

Eu escrevi - junto com muitos outros - que a depressão nos Estados Unidos é incrivelmente superdiagnosticada. Talvez, noventa por cento das pessoas rotuladas como deprimidas todos os anos simplesmente estejam normalmente tristes com alguma perda (6). Isso deixa dez por cento com muitos problemas médicos, incluindo alguns que têm tristeza desordenada sem causa aparente. A safra atual de medicamentos antidepressivos não funciona bem, mesmo para aqueles que estão nessa categoria dos dez por cento. Seria ótimo se esta pesquisa levasse os pesquisadores a buscarem uma resposta melhor para a causa e a cura da tristeza.


Em segundo lugar, esta pesquisa lembra aqueles de nós no aconselhamento cristão que não somos obrigados a aconselhar as pessoas de acordo com rótulos ou teorias que não têm evidência científica confiável para apoiá-los. Isso é especialmente verdadeiro quando essas teorias entram em conflito com as Escrituras. A boa notícia sempre foi que a resposta para a tristeza normal prolongada pode ser encontrada nas páginas de nossa Bíblia. E mesmo aqueles que lutam contra a tristeza desordenada ou a depressão de causa médica podem encontrar nas Escrituras o mesmo conforto e encorajamento que qualquer pessoa com uma doença crônica pode encontrar.


 

Notas:

  1. McMaster University, “Science behind commonly used anti-depressants appears to be backwards, researchers say,” ScienceDaily, February 17, 2015, www.sciencedaily.com/releases/2015/02/150217114119.htm.

  2. Paul W. Andrews, Aadil Bharwani, Kyuwon R. Lee, Molly Fox, and J. Anderson Thomson, “Is serotonin an upper or a downer? The evolution of the serotonergic system and its role in depression and the antidepressant response,” Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 2015; 51: 164 doi: 10.1016/j.neubiorev.2015.01.018.

  3. SSRI antidepressants, selective serotonin reuptake inhibitors, are supposed to work by raising serotonin in the human brain.

  4. Andrews et al., “Is serotonin an upper,” 166–167, 175.

  5. Andrews et al., “Is serotonin an upper,” 181.

  6. Charles Hodges, Good Mood Bad Mood (Wapwallopen, PA: Shepherd Press, 2013), 66–69.

 

Publicado originalmente em Care Leader.


Dr. Charles Hodges


Charles, MD, é um médico familiar de Indianápolis. Ele é graduado pela Indiana University School of Medicine, Liberty University e Liberty Baptist Theological Seminary com diplomas em medicina, aconselhamento e religião. É certificado em medicina familiar e geriatria e é terapeuta conjugal licenciado. Dr. Hodges ensina e aconselha pelo Faith Biblical Counseling Ministry no mundo todo. Ele e sua esposa, Helen, estão casados ​​há quarenta e um anos e têm quatro filhos e doze netos. Charles gosta de golfe e corrida.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page